01.02.2024

Entrevista a Dona Raquel

A Dona Raquel é a atleta da Física com mais idade e faz parte da classe de manutenção de ginástica. O que a fez ingressar nesta classe?
Nasci e vivi em Angola até me mudar para Lisboa, morei em Alvalade. Aí inscrevi-me no Atlético e comecei a fazer Ginástica! Já praticava desporto em Angola e adorava patinagem. Na altura não tinha família portuguesa em Portugal, agora tenho netos e bisnetos!
Aqui na Física já estou na classe de Ginástica de manutenção há quase 30 anos!


Sendo uma pessoa muito ativa, o desporto sempre fez parte da sua vida?
Sempre. Em Angola tinha um tio que veio da Índia que era professor de Educação Física. Em pequena ele levava-me para o clube para fazer ginástica e patinagem. Adorava patinagem.
Acabei por casar nova e, durante uns anos, deixei o desporto um pouco de parte. Mais tarde recomecei a praticar ginástica em Angola, Lisboa e depois aqui em Torres Vedras.


Sabemos que a Dona Raquel já viveu em vários locais mas não é de Torres Vedras. Como conheceu a cidade e a Física?
Vivi muitos anos em Angola e, quando nos mudámos para Portugal onde os filhos também estudaram, vivi muitos anos em Lisboa. Por motivos familiares e profissionais, acabei por mudar-me para Torres Vedras onde conheci a Física. Agora tenho a família espalhada por Portugal e pelo mundo - 10 netos e 12 bisnetos.


Por último, qual o seu segredo para conseguir manter essa jovialidade? Quer deixar um conselho para os mais jovens?
Manter uma vida ativa porque o desporto faz muito bem! Para mim, a ginástica e natação é das melhores práticas que podemos fazer. Mas sejam saudáveis e pratiquem desporto.