14.02.2018

PARALISIA FACIAL

A paralisia facial é uma alteração neurológica, normalmente passageira, que afeta somente um lado da face, deixando o indivíduo com metade da face sem expressão.

A Paralisia Facial ocorre devido ao comprometimento dos nervos da face que deixa os músculos faciais paralisados. Ela pode ocorrer como consequência de um Acidente Vascular Cerebral ou por compressão do nervo facial, Paralisia Facial Periférica (PFP).

Os sintomas da Paralisia Facial são:  Boca ao lado, que é mais evidente quando o indivíduo sorri, boca seca, falta de expressão num dos lados da face e incapacidade de fechar completamente o olho, de levantar a sobrancelha e de franzir a testa  do lado afetado.

 

TRATAMENTO

No caso de aparecimento dos sintomas, deve dirigir-se ao médico. O tratamento, por norma, consiste em medicação e fisioterapia. O uso de colírios ou de lágrimas artificiais é essencial para manter o olho afectado devidamente hidratado e diminuir o risco de lesões na córnea. Para dormir, deve-se aplicar uma pomada receitada pelo médico e usar uma protecção nos olhos.

O tempo de tratamento varia de 3 meses a 1 ano. Exercícios de estimulação facial: a massagem dos músculos da face, exercícios de expressão dramática e técnicas de facilitação muscular fazem parte de um plano de tratamento em que deve ser iniciado com o fisioterapeuta e repetido em casa todos os dias para potencializar o tratamento.

Não hesite, o Espaço Saúde Física ajuda-o na sua recuperação!