19.11.2024

Direção da Física encerra mandato com contas positivas pelo 8º ano consecutivo

A Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras realizou ontem, 18 de novembro, a sua Assembleia Ordinária para análise e aprovação do Relatório e Contas referente ao período de 1 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Pelo oitavo ano consecutivo, as contas apresentaram resultados positivos, reafirmando a estabilidade económica da instituição.

Este momento teve um significado especial, marcando o encerramento do terceiro e último mandato da atual direção, liderada por Sérgio Galvão. Na sua intervenção, o presidente começou por apresentar o Relatório e Contas, tendo este terminado com resultado positivo. Fez a comparação entre o que era a Física em 2014 e o que é a Física em 2024, referindo que a Física atualmente está sólida, com um Ativo Líquido superior a 13 milhões de euros e um Volume de Negócios superior a 3,4 milhões de euros por ano (um crescimento de cerca de 450 mil euros face ao exercício anterior). Referiu também que o empréstimo de 1,5 milhões de euros, realizado em 2014 com a entrada desta direção, que teve como objetivo liquidar as dívidas mais urgentes da Física na altura, foi totalmente liquidado em maio de 2024, cumprindo assim o compromisso de estar totalmente amortizado antes da chegada de uma nova direção. Informou ainda que nesse dia, 18 de novembro de 2024, foi efetuada a escritura definitiva do novo terreno da Física, contiguo à atual sede, dispondo a Física, aos dias de hoje, de 2,5 hectares no centro da cidade (sede e novo terreno)

Destacou o orgulho pelo percurso feito ao longo destes 10 anos, agradecendo a todos os associados, atletas, alunos, professores, treinadores, seccionistas, pais, colaboradores, funcionários, patrocinadores, parceiros, direção e demais órgãos sociais, todo o apoio constante e incansável na consolidação da Associação.

Durante os três mandatos, a direção liderou múltiplos projetos que reergueram a Física, tornando-a uma referência no panorama desportivo, educativo e cultural, a nível nacional.
Na última época, foram introduzidas novas modalidades, como o Voleibol e o Ténis de Mesa, que voltaram a integrar a oferta desportiva da Associação. Paralelamente, o número de atletas inscritos continuou a crescer, demonstrando a excelente qualidade da formação desportiva na Física. São já 2.112 atletas/praticantes.
Também a época foi marcada por várias iniciativas, nomeadamente o início das celebrações do centenário da Física, que começou no dia 9 de abril, data do 99.º aniversário da Associação, onde conta com o apoio de dez empresas parceiras. Eventos como a Gala, a Gimnoeste e a Festa de Encerramento, integraram as celebrações e reuniram associados, atletas e amigo, para partilharem momentos de convívio, animação e história, batendo novamente recordes de participantes e espectadores. A construção do Museu da Física, a Gala dos 100 anos, o lançamento de uma moeda e de um livro, fazem ainda parte do programa das celebrações do centenário que está a decorrer.

A Assembleia Geral terminou com a aprovação do relatório por unanimidade, num ambiente de reconhecimento pelo trabalho realizado. Num gesto de agradecimento, o Conselho Fiscal, liderado por Francisco Manuel Fernandes, e o Conselho Consultivo, liderado por Nuno Amado, propuseram um voto de Louvor e outro de Reconhecimento ao trabalho realizado pela direção, enaltecendo o legado deixado pela equipa ao longo destes últimos 10 anos e 3 meses.

Com o relatório aprovado e o mandato concluído, a Associação entra numa nova etapa, mantendo o compromisso com os valores desportivos, culturais e sociais que a têm definido ao longo da sua história.

As eleições para os órgãos sociais estão marcadas para o final deste mês, dia 28 de novembro, sendo fundamental a participação ativa dos associados.